Perguntas frequentes


O que preciso levar para um cruzeiro?

- Seus documentos;
- Documentos de embarque (bilhete de viagem).
- Sua bagagem.

Que documentos vou precisar?

Para viagens nacionais se você for brasileiro
- passaporte válido, RG ou outro documento de identidade civil válido em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação.

Para viagens nacionais se você não for brasileiro
- passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros).
- Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil
- passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração.

Viagens para países integrantes do Mercosul

Se você for brasileiro
- Passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RG (no máximo com 10 anos de emissão), em bom estado de conservação. NÃO SERÁ PERMITIDO O EMBARQUE DE HÓSPEDES PORTANDO CERTIDÃO DE NASCIMENTO, CNH,CREA, CRM, OAB, CARTEIRA DE IDENTIDADE MILITAR ENTRE OUTROS DOCUMENTOS MESMO QUE TENHA VALIDADE EM TERRITÓRIO NACIONAL, NEM CÓPIAS MESMO QUE AUTENTICADAS.
Brasileiros que embarcarem com a Carteira de Identidade deverão apresentar a Tarjeta de Imigração Argentina devidamente preenchida, em duas vias. É possível encontrar a Tarjeta para preenchimento no site: http://www.migraciones.gov.ar/accesos/tarjeta.php?i=PORT

Se você não for brasileiro
- passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro). Não será permitido o embarque somente com o RNE sem o passaporte.
- Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil - passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração.
- Quanto à necessidade de vistos, os hóspedes estrangeiros deverão entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados

Viagens Internacionais de Travessias Atlânticas:
- Hóspedes brasileiros - passaporte válido (mínimo de 6 meses).
- Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil.
- passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com o RNE válido.
- Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil
- passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração.
- Quanto à necessidade de vistos, os hóspedes deverão entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados. Verifique com a sua companhia de cruzeiro restrições de idades para crianças e gestantes.
- Se estiver viajando para o exterior com menores desacompanhados do pai e/ou da mãe, certifique-se de levar também uma autorização de viagem com firma reconhecida por autenticidade, emitida conforme a Resolução nº 131/2011 do CNJ, disponível no site:
http://www.dpf.gov.br/servicos/viagens-ao-exterior/


Como devo arrumar as malas?

Da forma que você quiser apenas lembre dos seguintes detalhes: Itens não permitidos (não leve com você):
- Que emitam calor ou produzam chamas. Isso inclui ferros de passar, fogões elétricos, velas, incensos e qualquer outro item que possa gerar incêndios.
- Droga ou substância ilegal, nenhum tipo de arma, tesouras, facas, explosivo ou item que possa oferecer risco à saúde e segurança dos Hóspedes e ao meio ambiente.
- Alimento ou bebida, seja ela alcoólica ou não. Garrafas e latas fechadas serão retidas, as abertas não serão devolvidas.
- Lembramos que toda bagagem está sujeita a inspeção por cães farejadores
- Objetos frágeis, pessoais e de valor, como medicamentos, jóias, documentos, câmeras fotográficas e filmadoras, computadores, entre outros, deverão ser transportados com o hóspede como bagagem de mão.
- Sugerimos que o hóspede limite a sua quantidade de malas em 2 unidades por pessoa, com cada mala pesando em média 20 (vinte) quilos e não excedendo 40 cm de altura, 60 cm de largura e 30 cm de profundidade.
- Não esqueça de etiquetar e lacrar com cadeado de segurança todas as suas malas! Cada navio leva em torno de 3.000 malas, portanto identifique a sua com nome, navio, endereço, telefone para contato e uma fita ou qualquer outro item que facilite a identificação.